Composições

Princípios de construção de uma composição

Organização

  • Princípio da proximidade – elementos que estão relacionados devem estar fisicamente próximos. Elementos não directamente relacionados devem estar separados . O grau de separação entre elementos indica ou reflecte a sua organização por grupos de conteúdo. Os espaços que se criam entre estes grupos determinam «paragens» na leitura e facilitam a sua compreensão.
  • Princípio do alinhamento – cada um dos elementos da página deve estar alinhado com outro. O alinhamento de elementos cria unidade e coesão. Os alinhamentos podem influenciar a leitura global da composição. Os textos devem ser alinhados à esquerda, de preferência. O uso de alinhamentos ao centro de ser reservado para títulos. Os alinhamentos à direita devem ser evitados.
  • Princípio da repetição – por vezes também designado por consistência. Indica que deve ser repetido um qualquer aspecto da composição. A repetição serve como uma pista visual e ajuda a prender a atenção do observador. A repetição pode ser de uma fonte, de um estilo (bold, itálico, etc…) de um tamanho, etc…
  • Princípio do contraste – constitui uma das maneiras mais eficazes de atrair o olhar de um observador. O contraste cria uma hierarquia visual que facilita a leitura da mensagem. O contraste pode ser criado usando os textos ou imagens em conjunto com texturas e elementos gráficos: linhas, formas, cores, etc… A primeira coisa a estabelecer deve ser qual será o foco da atenção da composição.

~ por Francisco Carlos Rodrigues em Novembro 19, 2007.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: